O comércio é sem dúvida alguma uma referência do Concelho de Penafiel. Esta actividade permitiu que durante décadas o Concelho fosse visitado por forasteiros, que se dirigiam a Penafiel para efectuar as suas compras.Sem dúvida alguma que os tempos mudaram, mas é inegável que o comércio de Penafiel continua a ter uma grande vitalidade.
Foi recentemente levado a cabo um projecto de modernização comercial (PROCOM), que permitiu que através do apoio dos fundos comunitários, os privados modernizassem os seus estabelecimentos, bem como, a Câmara Municipal pudesse (integrado no referido projecto) realizar algumas obras de modernização e adaptação de espaços públicos. Em boa hora se levou a cabo este projecto, outras oportunidades se avizinham com o novo quadro comunitário, mas a questão principal é saber se vale a pena? Qual o futuro do comércio em Penafiel? Qual será o melhor caminho para defender este património concelhio? Estas respostas só poderão ser dadas através da elaboração de um estudo sério, que faça um diagnóstico correcto da situação do comércio em Penafiel, pois de outra forma continuaremos a assistir à degradação do tecido empresarial local e dos postos de trabalho associados. Evidentemente que este estudo não pode fugir a uma questão fundamental, e que tem a ver com a abertura de novos espaços comerciais de grande dimensão e/ou de dimensão relevante, senão vejamos, existem em Penafiel actualmente os seguintes espaços comerciais de grande dimensão e/ou de dimensão relevante em funcionamento:
FEIRA NOVA, INTERMARCHÉ, BRICOMARCHÉ, STATIONMARCHÉ, PLUS, STAPLES OFFICE CENTER E ECOMARCHÉ (S. MIGUEL DE PAREDES)
Licenciados:
MINI PREÇO (Penafiel)
Com localização aprovada:
MODELO (Milhundos), WORTEN (Milhundos), MODALFA (Milhundos), INTERMARCHÉ (Guilhufe - junto ao FEIRA NOVA!), LIDL (Milhundos) e um centro comercial que incluirá cerca de 200 lojas um hipermercado e um retail park.
Como podem constatar, Penafiel será certamente, caso todos estes projectos avancem, um dos Concelhos do país com mais superfícies comerciais em funcionamento, acontecendo coisas tão bizarras como ter no mesmo Concelho 2 "Intermarchés" separados por cerca de 1,5 Km, talvez por isso alguém tenha apresentado uma proposta para que a rua de acesso à Zona Industrial nº2 se chamasse "Rua dos Mosqueteiros"... Mas voltando ao mais importante, será que alguém avaliou o impacto que todas estas grandes superfícies irão ter no tecido empresarial do Concelho? SEM UM ESTUDO SÉRIO E CREDÍVEL, É IMPOSSÍVEL DE UMA FORMA OBJECTIVA SABER QUAL O PONTO DE EQUILIBRIO ENTRE AS VÁRIAS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO, É PORTANTO FUNDAMENTAL QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL JUNTAMENTE COM A A.E.P., LEVEM A CABO ESTE ESTUDO DE FORMA A QUE O FUTURO DO COMÉRCIO DE PENAFIEL POSSA SER ACAUTELADO.
Sem comentários:
Enviar um comentário