2007/04/23

Comércio de Penafiel, que futuro? - Parte 4






Os Vereadores do P.S. na Câmara Municipal de Penafiel, tem de uma forma consciente e tranquila votado contra a aprovação da localização de novas superficíes comerciais de dimensão relavante.


Mas votar contra porquê? Então tais infraestruturas não vão criar riqueza e emprego?


Votar contra porque entendemos que Penafiel tem tradições comerciais imcomparáveis em toda a região, votar contra porque não queremos trocar emprego estável por emprego precário, mas fundamentalmente votamos contra porque entendemos que estas decisões não podem ser tomadas casuísticamente.


E o que é que queremos dizer com isto? Por várias vezes questionamos o Sr. Presidente da Câmara acerca do futuro do comércio em Penafiel, se tinha planos a curto/médio e longo prazo, se tinha estudos, o que pretendia fazer para contribuir para o desenvolvimento do mesmo, nada!


Propusemos, e disponibilizamo-nos para participar, a criação de um grupo de trabalho que se debruçasse sobre o futuro do comércio em Penafiel, de modo a que todas as decisões relacionadas com o mesmo fossem tomadas de uma forma consciente, vendo cada novo projecto como parte de um todo, e não como mais um. Quero com isto dizer que as coisas não podem continuar como até aqui, é preciso parar para pensar antes que seja tarde! Não se pode decidir com base em pressupostos que nem sempre estão correctos, senão vejamos: Porque razão aprovou a Câmara o MINIPREÇO e o PLUS e reprovou o LIDL e o MODELO?


Em relação aos tão falados CENTROS COMERCIAIS, estão apresentadas duas propostas, uma para Novelas (junto à nova estação) e outra em Guilhufe (nas traseiras do Feira Nova), o Sr. Presidente deu a entender que apenas uma será aprovada, porquê? Qual? Porque não as duas? Porque não parar e pensar noutra alternativa que pudesse potenciar o comércio existente? Será que uma estrutura deste tipo junto ao centro da cidade, que criaria um novo polo de atractividade não seria bom para todos, veja-se o VIA CATARINA?


Não seria útil reflectir e pensar o todo, para melhor decidir o particular? Dar como justificação que um centro comercial cria muito emprego ou dizer que se não for cá vai para outro sitío, parecem-me justificações muito simplistas Sr. Presidente... Penafiel e os seus comerciantes mereciam mais e melhores argumentos!

Sem comentários: