2007/12/07

Ligações à borla? Dar com uma mão...tirar com a outra!



Fomos hoje confrontados com uma suposta "bomba" politica , através de uma noticia no JN em que era anunciado que as ligações à rede pública de saneamento serão de borla! Óptima noticia pensaríamos todos nós! Puro engano...
O Sr. Vereador, peço perdão, o Sr. Gestor da empresa municipal Penafiel Verde em declarações ao referido jornal, não se conteve e ainda antes da aprovação da proposta em reunião de Câmara, já se regozijava com tamanho feito!
No entanto o Sr. Vereador, peço perdão, o Sr. Gestor esqueceu-se do fundamental, ou seja, esqueceu-se de referir quanto vão os Penafidelenses pagar a mais no próximo ano!
Vamos então aos números:
Ligação à rede pública de saneamento (até 20 metros): 0 euros (+taxas administrativas!) - Óptima medida, justificação da empresa: aumentar o número de Munícipes ligados à rede. O problema começa a seguir:
Tarifa da água (domésticos): 4% de aumento
Taxa de disponibilidade da água (domésticos): 11,5% de aumento
Taxa de tratamento de águas residuais: 9% de aumento
Taxa de disponibilidade das infraestuturas de saneamento: 38,1% de aumento!
Convém referir que os Penafidelenses sofreram nos últimos anos grandes agravamentos nos preços da água a saneamento, convém referir que foram introduzidas por este executivo as taxas de disponibilidade, convém referir que tinha este mesmo executivo camarário dito que o tarifário com este esforço estava em valores próximos da sustentabilidade do sistema e que por isso a partir de 2008 os aumentos deveriam acompanhar a inflação!???
Então em que ficamos? Afinal dão o rebuçado com uma mão (ligações ao saneamento de borla) e aumentam os tarifários desta forma, ou seja, tiram o rebuçado com a outra mão! Assim não!
A inflação prevista para 2008 é de 2,1%, pelo que, os Vereadores do P.S. propuseram um aumento de todas as tarifas de modo a acompanhar este valor, proposta que foi recusada pela maioria CDS/PSD.
Assim sendo, as ligações à "borla", vão ficar caras visto que os aumentos das tarifas vão até aos 38%! Que rebuçado mais amargo...

2 comentários:

candido silva disse...

Será que estou a sonhar ou eu li bem??? Alguém contra os aumentos do saneamento? Estranho esta posição, mas deve ser para tentar fazer esquecer os penafiedelenses que o GOVERNO SOCIALISTA aumentou o preço do pão, leite, agua, luz, combustiveis, transportes, consultas em hspitais, etc, etc, etc...
Será que me enganei?? Ou esses aumentos não são para o povo Penafidelense?
Como eu o gosto de ver escrever, até me dá vontade de rir...

Anónimo disse...

os aumentos servem para as bonitas carrinhas novas que passeiam pela cidade... eu já fui reclamar mas nada feito. é pagar e mais nada!