2006/05/25

Comércio de Penafiel, que futuro? (Parte 3 - O desafio)

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, mostra-se muito surpreendido pelo facto dos Vereadores do P.S., votarem contra a aprovação da localização de novos espaços comerciais no Concelho, visto que, segundo o próprio, apenas se está a aprovar a localização o que não significa a aprovação do projecto.
É verdade Sr. Presidente, mas continuamos a achar que fazer aprovações com base no novo PDM (que como sabem vai novamente a discussão pública), como foi o caso do Modelo, da Worten, da Modalfa e do Centro comercial em Novelas, é de discutível legalidade. Também ninguém nos pode impedir de pensar que estas aprovações criam legítimas expectativas aos promotores dos projectos.
Por tudo isto fiz um desafio ao Sr. Presidente, partilhe com os Vereadores da oposição, com os comerciantes e com a população, qual a sua estratégia para o desenvolvimento do comércio de Penafiel e para a revitalização do centro histórico da cidade?
Este desafio tem apenas um objectivo, tornar claro qual o rumo a seguir, de forma a que todos os intervenientes possam saber com aquilo que contam. Evidentemente que esta estratégia deve ser fundamentada num estudo rigoroso e num diagnóstico do tecido empresarial do Concelho (Estudo já por mim reivindicado no artigo "Comércio de Penafiel, que futuro?).
Penso que de outra forma não será facilmente explicável a razão da aprovação de uns projectos e a rejeição de outros. A apreciação casuística dos projectos pela comissão municipal, não torna claro as razões pelas quais os mesmos são aprovados os rejeitados. Sei que há critérios objectivos para apreciar os projectos, mas serão esses critérios assim tão rigídos? Porque razão foi aprovado por exemplo o "Plus" e reprovado o "Lidl", não está aqui em causa as marcas, está em causa os critérios, está em causa uma visão estratégica para o Concelho que este executivo claramente não tem, está em causa a identidade do nosso Concelho e estão em causa muitos postos de trabalho. É verdade, estão em causa muitos postos de trabalho, já alguém avaliou quantos postos de trabalho estáveis se perdem no comércio tradicional, por cada posto de trabalho (normalmente precário) que se cria nas grandes superfícies? Dá que pensar? Por isso é necessário um estudo rigoroso e uma definição clara da estratégia deste executivo.

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