2007/01/23

As reuniões de câmara

Já por diversas vezes me referi à ordem de trabalhos das reuniões de câmara, nomeadamente à falta de equilibrio na distribuição dos assuntos.
Não é aceitável que se adiem reuniões por falta de assuntos para a ordem de trabalhos e depois aconteça, como por exemplo a reunião de amanhã, termos reuniões com 40 pontos! Que fique bem claro que o problema não são os 40 pontos, nem os Vereadores da oposição, embora não sendo politicos profissionais, se intimidam com os 40 pontos. O problema é o respeito pelo trabalho da oposição!
Não é sério introduzir numa ordem de trabalhos, que nos foi entregue ontem ao fim da tarde, a discussão do P.D.M., contratos programa com várias colectividades desportivas, os subsídios anuais para as colectividades culturais e desportivas, a toponímia de 2 freguesias (Luzim e Peroselo), atribuição das medalhas honoríficas do Concelho, etc.
Alguém entende possível analisar todos estes assuntos de uma forma correcta e séria em menos de 48 horas? Não justificaria o P.D.M., pela sua importância e complexidade uma discussão séria e fundamentada?
O Sr. Presidente da Câmara por várias vezes foi por mim questionado acerca desta situação, sempre disse que não queria acreditar que esta "sobrecarga" de assuntos, sempre que há questões importantes a discutir nas reuniões fosse planeada, mas sou forçado a concluír que infelizmente esta situação acontece com demasiada frequência (aconteceu por exemplo quando se discutiu o PPI e o orçamento).
O Sr. Presidente pode convocar reuniões extraordinárias (será que o P.D.M. não o justificava?), pode passar para reuniões posteriores assuntos menos urgentes e pode coordenar com os seus Vereadores a apresentação de assuntos a reunião de Câmara. Eu disse bem, pode, mas para poder tem que querer... Tem que querer discutir, tem que querer respeitar a oposição, tem que querer...
Os Vereadores do P.S. querem discutir, com seriedade, todos os assuntos importantes para o Concelho e para os Penafidelenses. Iremos discuti-los quer o Sr. Presidente da Câmara queira ou não, iremos defender, como sempre, os interesses de Penafiel.
Na politica discute-se com argumentos, não é preciso colocar 40 pontos numa ordem de trabalhos para tentar "atrapalhar" a oposição... Mas é melhor estar calado porque parece que agora também está na moda discutir politica em tribunal, não vá o diabo tece-las!

1 comentário:

Joaquim Amândio Santos disse...

Vim depositar-te por cá um abraço. Para quando uma visita ao Negra Tinta?!

JAS