2006/07/24

Os espaços culturais de Penafiel

Foi com enorme surpresa que verifiquei aquando da visita do executivo camarário às obras do novo Museu Municipal, que afinal o espaço já não contempla o auditório inicialmente previsto. Efectivamente o Sr. Presidente da Câmara, fugindo um pouco à questão por mim colocada, disse que foi retirado pois o P.O.E. não financiava a construção do referido auditório.
Esse auditório iria permitir que a cidade e o concelho de Penafiel, tivessem novamente um espaço cultural com condições excelentes para qualquer tipo de espetáculo, visto que, o referido espaço iria ter um palco com as dimensões minímas exígidas, bem como, um fosso de orquestra.
Efectivamente o novo museu irá ter um pequeno auditório para cerca de 100/150 pessoas, não sei que tipo de espetáculos poderá este espaço receber, mas concerteza que ficará muito aquem do inicialmente previsto, pois o espaço destinado ao mesmo é muito pequeno.
Foi notícia que a C.M. de Penafiel está a construir um auditório no pavilhão de exposições, esse auditório segundo o que li na imprensa irá ter cerca de 100/150 lugares, camarins, projector de cinema, etc.
Pois bem, nas minhas contas 150+150=300 lugares, dimensão que seria interessante num só espaço, mas pelos vistos o dinheiro abunda e é preferível gastar dinheiro em dois espaços pequenos, que não resolvem o problema de fundo, que é o de ter uma sala com as melhores condições!
Não se esqueçam que 2 salas, significa: o dobro dos funcionários, o dobro da despesa de manutenção, comprar equipamentos a dobrar... e muitas outras coisas a dobrar! Depois as despesas correntes aumentam...

Sem comentários: