2008/01/10

Saldos mais cedo!?

Este ano, a época de saldos começa mais cedo, sob protesto da Associação dos Comerciantes do Porto (ACP) para quem se trata de uma antecipação feita à medida dos interesses das grandes cadeias multinacionais.
A nova lei dos saldos, que é de Março deste ano, prevê dois períodos um compreendido entre 28 de Dezembro e 28 de Fevereiro, e o outro entre 15 de Julho e 15 de Setembro.
"Infelizmente, os saldos vão começar mais cedo", comentou ontem, ao JN, Laura Rodrigues, presidente da ACP, recordando a polémica em torno do novo decreto-lei. As datas fixadas são para todo o país, mas promover as rebaixas depende da vontade de cada lojista.
A ACP, destacou Laura Rodrigues, "é contra esta alteração nos saldos". Para explicar a relutância, notou, por exemplo, que o cliente pode acabar por não comprar os presentes de Natal até dia 24, e decidir esperar mais uns dias pelos saldos. O que considera ser prejudicial para o bolso dos comerciantes locais.
"É cedo demais, quer nesta época de Natal, quer no Verão", criticou a dirigente da associação.
Laura Rodrigues afirma não ter dúvidas de que a antecipação se prende com "interesses de cadeias internacionais" (que, por exemplo, têm lojas de vestuário ou calçado no Porto), cujos "produtos são importados do Oriente, "onde a mão-de-obra é mais barata". "Para eles, quanto mais cedo melhor, mas não para os empresários portugueses", argumenta a responsável. Para "o comércio independente, era preferível os saldos começarem só em Janeiro", contrapõe.
"Também para a pequena indústria nacional esta alteração é negativa e acaba por desaparecer", notou, igualmente. Em suma, regista que "são as multinacionais que ditam as leis", em prejuízo das pequenas e médias empresas (PME).Perante o novo cenário que terá lugar já esta semana, Laura Rodrigues fala em "concorrência desleal, sobretudo para a indústria portuguesa".
Carla Soares

Sem comentários: