2008/01/28

Terrenos da Bracalândia...Que negócio!





Pois é, afinal o melhor do negócio CMP/Bracalândia ainda estava para vir!


Como é do conhecimento público a empresa que vai instalar a Bracalândia em Penafiel "comprou" os terrenos (ao preço de custo) à Câmara Municipal de Penafiel. No entanto a C.M.P. estabeleceu uma clausula de reversão desses mesmos terrenos, salvaguardando qualquer incumprimento por parte do promotor.


Convém fazer aqui um pequeno parêntesis, quando referi que a empresa "comprou" os terrenos, não é assim tão linear, pois a empresa só começará a pagar os mesmos à C.M.P. no dia em que a Bracalândia começar a funcionar e durante 10 anos!


Numa das últimas reuniões de Câmara a empresa solicitou autorização para dar os terrenos como garantia para um pedido de crédito junto da banca, esta situação levantou-nos algumas dúvidas, mas como existia o direito de reversão e o Sr. Presidente garantiu que nunca permitiria dar outro fim aos terrenos, foi autorizado.

Na última reunião de Câmara é-nos então apresentada uma proposta verdadeiramente extraordinária, retirar do contrato com o promotor o direito de reversão para a C.M.P. dos terrenos, justificação: se tal clausula não for retirada, o promotor não consegue o financiamento junto da banca!

Como é evidente manifestamos veementemente a nossa discordância com tal decisão. Como é possível que o promotor dê terrenos como garantia junto da banca, terrenos que ainda não pagou à C.M.P., sem que exista qualquer tipo de salvaguarda dos interesses do Município? Que tipo de gestão pública é esta protagonizada pelo Dr. Alberto Santos?

Vamos pôr a hipótese de alguma coisa correr mal e o promotor não conseguir levar avante o projecto, os terrenos ficam para a banca (foram dados como garantia) e a Câmara Municipal de Penafiel recebe ZERO!

Afinal os apoios à Bracalândia não eram só os que foram anunciados inicialmente! As contas destes apoios ainda vão dar muito que falar!

Dá vontade de dizer que assim é fácil fazer negócios...

Sem comentários: