Acção! Era o que se prometia para o desporto em Penafiel, mas vejamos então se a "acção" aumentou...
Começo por questionar, e em jeito de reflexão, se existe realmente um projecto desportivo para o Concelho de Penafiel, isto porque efectivamente não me parece que exista.
A Câmara Municipal de Penafiel, é como se sabe um dos maiores, senão o maior, patrocinador do F.C. de Penafiel, ao mesmo tempo promove e apoia os clubes participantes na liga labmed Sentir Penafiel. Logo aqui começa o primeiro contra senso, então apoia-se o F.C. de Penafiel e ao mesmo tempo uma liga que realiza jogos à mesma hora, e consequentemente retira público ao FCP? Parece-me que as duas situações não são inconciliáveis, entendo que a Câmara deve apoiar dentro das suas possibilidades financeiras o FCP e os clubes amadores, agora entendo que a liga amadora não deve contribuir para retirar adeptos ao FCP.
Mas mudando de assunto, porque normalmente em Penafiel o desporto é sinónimo de futebol, porquê tanto atraso e tantas indecisões nas obras de reparação do pavilhão Fernanda Ribeiro? Porquê tanto atraso na construção dos novos pavilhões (já serviram de bandeira eleitoral em 2 eleições, parece-me que ainda vão servir para outras...)?
Mas as dúvidas e questões não ficam por aqui, porque razão tem que ser um clube de Santo Tirso a organizar o rallye Sentir Penafiel? Alguém se preocupou em tentar reactivar (sim porque existe!) a secção automóvel do F.C. de Penafiel? Não haverá gente em Penafiel com experiência, conhecimentos e vontade para continuar com este projecto?
Fala-se frequentemente das medalhas e dos resultados (ainda bem, pois é sinal que existem!), que alguns clubes e atletas vão obtendo em várias modalidades, mas será que existe por parte da autarquia uma preocupação acerca das condições de trabalho dos clubes, acerca do número de praticantes? Porque razão alguns clubes acabaram com modalidades? Será mais importante ter um campeão ou ter centenas de praticantes?
É prioritário para o Concelho um rumo, uma visão de futuro para o desporto. A Câmara Municipal tem obrigação de promover e apoiar todas as modalidades, numa perspectiva de aumentar significativamente o número de praticantes em todas elas!
A politica desportiva do Concelho tem que ter como objectivo principal, pôr o maior número possível de jovens a praticar desporto, proporcionando para isso apoios aos clubes (sem se intrometer nas suas questões internas) e condições para a prática desportiva através de uma gestão equilibrada e justa dos espaços desportivos existentes, de modo a que todas as modalidades possam evoluir e crescer de uma forma sustentada.
Os resultados, esses...acabam por aparecer mais cedo ou mais tarde! Como diz o ditado, "não se pode começar a casa pelo telhado" (atenção que não é nenhuma piada acerca do pavilhão!).
Sem comentários:
Enviar um comentário