2006/04/17

25 de Abril Sempre!


Mais de duas décadas volvidas, que significado tem comemorar o 25 de abril? Não se tratará de mais um acesso de saudosismo piegas?
Seguramente não! Se o 25 de abril foi o nosso reencontro com a liberdade por longo tempo recusada, recordá-lo há-de ser um acto de balanço do que fizemos dessa preciosa conquista. Estivemos à altura da sua preservação? Do seu aprofundamento?
Se a resposta é sim, felicitemo-nos! se é não, teremos então de preocupar-nos!
A celebração do dia da liberdade é um bom dia para balanço. Do que já fizemos. Do que deixámos de fazer. Do que é preciso que se faça.
Era tradição no nosso Concelho que as comemorações do 25 de Abril tivessem o seu ponto alto numa Sessão Solene, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel. Essa sessão era organizada pela Câmara Municipal, sendo dada a palavra a todos os partidos com assento na Assembleia Municipal. Em 2003, e por sugestão do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de então, Sr. Prof. Dr. Barbosa de Melo, as comemorações do 25 de Abril passaram a ser organizadas pela Assembleia Municipal, visto ser o orgão mais representativo da Democracia em Penafiel. Nesse ano e no seguinte a dita sessão solene foi realizada na sala da Assembleia Municipal, tendo sido apresentado pelo grupo municipal do PS e subscrito pela CDU, posteriormente às comemorações de 2004, um protesto pela falta de dignidade das comemorações desse ano. Talvez por esse motivo, em 2005 a sessão solene voltou a ser realizada no salão nobre da Câmara Municipal, convém referir que desde que ganhou as eleições o Dr. Alberto Santos nunca participou nas comemorações do 25 de Abril!
Esta contínua desvalorização das comemorações do 25 de Abril (quer ao nível da sessão solene, quer em relação ao restante programa que praticamente deixou de existir), atinge este ano o seu expoente máximo, o Sr. Dr. Lobo Xavier (Presidente da Assembleia Municipal e destacado dirigente do CDS/PP), propôs aos restantes partidos a não realização da sessão solene, ou por outras palavras a não comemoração do 25 de Abril este ano!
Não posso deixar de expressar o meu total repúdio por esta situação, sendo que irei fazer tudo o que estiver ao meu alcance para que o 25 de Abril seja comemorado com dignidade no nosso Concelho!

Sem comentários: